terça-feira, 17 de agosto de 2010

Personalizar dois



Americanas decretam o fim da personalização


Matéria interessante da revista Brides: as experts em casamento dos Estados Unidos estão decretando o fim da personalização de cada um dos itens do casamento. A justificativa é: aplicar o logo do casamento em tudo que o convidado tocar deixou de ser algo criativo e passou a ser batido, até brega.

A onda de personalizar itens do casamento começou há alguns anos, mas segundo a Brides atingiu um certo exagero nos últimos tempos. Uma coisa é criar uma marca e aplicar o mesmo estilo em alguns materiais. Outra coisa é aplicar essa marca em dezenas deles: no chinelinho distribuído na pista, nas caixas de fósforo, nos rótulos das garrafas, no frasco da bolinha de sabão, no guardanapo, na embalagem do remédio para dor de cabeça deixado no toilette. A revista considera que sair padronizando tudo sem parar deixa o casamento parecendo uma festa temática de criança.

Apesar de condenar a prática da personalização exagerada a revista fala que a unidade é importante e que o melhor caminho para os noivos é encomendar a criação de uma marca personalizada para a festa e aplicá-la em itens-chave como o convite, as lembranças, usar as mesmas cores na decoração. Quem não gosta de logos personalizados pode apostar em cores ou padronagens. Fica ótimo escolher um tecido e com ele forrar caixinhas e sousplats. Também fica uma graça eleger uma cor e usá-la em vários tons diferentes. A Brides alerta: criatividade significa inovar e fazer algo diferente, não sair carimbando tudo com uma mesma marca.

Se me permitem dar uma opinião sobre a matéria, confesso que entendo o ponto de vista da Brides. Eu, logo que comecei a preparação do meu casamento, tinha a ideia de que tudo precisaria ter uma marca. Eu ainda acho que fica bonito, que é um mimo extra e que talvez aqui no Brasil a gente não tenha enjoado tanto da prática, mas concordo que é preciso buscar outras formas de ser criativo do que sair personalizando tudo.

E vocês, noivos, o que acham?

Não vejo necessidade de "rotular" tudo (garrafas d'água, coisinhas do toilette, guardanapos… Mas manter a identidade do convite, com o cardápio, lembrancinhas, isso acho bacana. Assim como fazer uma combinação de cores.
Mas… cada um com seu gosto!

Personalizar









Quando me perguntam sobre essa onda de personalizar eu tenho muitas opiniões...
Aniversários de criança, para mesa de guloseimas...fica lindo!!
Agora as pessoas estão personalizando tudo...até agua! Agúa é para beber...o garçon serve...menos é mais....
Dar uma havaiana é um mimo para os convidados, uma super gentileza!Agora personalizar o Engov? Meu Deus...daqui a pouco vão personalizar os noivos, os padrinhos e madrinhas...
Não é fácil diferenciar uma festa, tem que existir o cuidado quando a pessoa quer um casamento com muitas ideias, na dúvida, prefira manter a tradição, sem se arriscar a sair por ai personalizando tudo, até o Engov.

No entanto, é possível inovar, sem fugir ao clássico. Um casamento torna-se mais rico, quanto menos personalizado for. Escolher temas ligados à vida do casal poderá ser uma forma de aproximar os convidados dos noivos e de tornar o casamento uma festa sua!

Se não quer que o seu casamento seja apenas mais um, inspire-se e personalize a festa, sem que para isso precise sair etiquetando tudo. Vamos parar de gastar rios com papel e vamos usar o bom gosto! Aqui ficam algumas ideias:

Na Igreja
1 Oferecer leques à entrada da igreja, caso o casamento se realize no Verão.

Serviços de apoio

1 Colocar no banheiro de senhoras serviços para os convidados como, escovas, pentes para o cabelo, pinturas, lenços de papel, lenços higienicos, absorventes, alguns comprimidos como aspirinas, comprimidos para dor de dentes, dores menstruais e para o estômago, caixa de primeiros socorros, caixa de costura, perfume/água de colónia, party feet para os sapatos...sem personalizar é bem mais chique!!

2 Nos banheiros masculinos: engraxador de sapatos, um pente ou escova, lenços de papel, alguns comprimidos como aspirinas, comprimidos para dor de dentes e para o estômago, caixa de primeiros socorros. Isso é uma festa diferente e de anfitriões gentis

Na hora de agradecer os presentes, em vez de enviar um simples cartão, os noivos poderão enviar uma fotografia do casamento, utilizando o verso para escrever o agradecimento.
Simples, com glamour e MUITO chique!!

A essência da Liderança


O chefe de Agnaldo lhe disse que para crescer na organização ele deveria tornar-se um líder, porém, Agnaldo não entendia muito bem o que isso significava, e resolveu conversar com antigos professores e amigos, de quem recebeu muitas informações importantes, mas que não o satisfizeram. Ele resolveu então procurar um ancião de reconhecida sabedoria, e perguntou:
– Senhor, poderia falar-me sobre a essência da liderança, de tal forma que, praticando-a, eu possa me tornar um verdadeiro líder para as pessoas que estão ao meu redor?

O ancião moveu a cabeça afirmativamente e disse:

– Eu explico a você os princípios da liderança, desde que venha acompanhado de um seguidor. Somente assim minha explicação terá sentido.

– Será que um de meus subordinados serve? – perguntou Agnaldo inocentemente.

Mas o velho guru balançou novamente a cabeça e respondeu, com firmeza:

– Tem que ser um seguidor.

Agnaldo partiu pensativo, confuso e um pouco decepcionado.

Alguns anos depois, retornou ao ancião, desta vez acompanhado de sua filhinha de três anos, e disse:

– Você pediu que eu trouxesse um seguidor. Aqui está. Ela me segue por toda parte – disse Agnaldo sorrindo.

O ancião sorriu, tomou a criança nos braços e perguntou:

– E por que ela o segue você com tanta insistência?

– Eu acho que é porque ela me ama – pensou por alguns instantes e respondeu Agnaldo.

– E por que ela te ama? – perguntou o ancião.

Agnaldo pensou, desta vez por um tempo mais longo, e respondeu:

– Eu acho que é por que eu procuro ser um exemplo para ela, e faço o que está ao meu alcance para promover o seu desenvolvimento e sua felicidade.

O sábio então sorriu, entregou a menina de volta ao seu pai e concluiu:

– Você já sabe tudo que eu poderia lhe ensinar sobre liderança.

(Texto extraído do livro “Coração de Líder”, de Marco Fabossi)