terça-feira, 17 de agosto de 2010

Personalizar dois



Americanas decretam o fim da personalização


Matéria interessante da revista Brides: as experts em casamento dos Estados Unidos estão decretando o fim da personalização de cada um dos itens do casamento. A justificativa é: aplicar o logo do casamento em tudo que o convidado tocar deixou de ser algo criativo e passou a ser batido, até brega.

A onda de personalizar itens do casamento começou há alguns anos, mas segundo a Brides atingiu um certo exagero nos últimos tempos. Uma coisa é criar uma marca e aplicar o mesmo estilo em alguns materiais. Outra coisa é aplicar essa marca em dezenas deles: no chinelinho distribuído na pista, nas caixas de fósforo, nos rótulos das garrafas, no frasco da bolinha de sabão, no guardanapo, na embalagem do remédio para dor de cabeça deixado no toilette. A revista considera que sair padronizando tudo sem parar deixa o casamento parecendo uma festa temática de criança.

Apesar de condenar a prática da personalização exagerada a revista fala que a unidade é importante e que o melhor caminho para os noivos é encomendar a criação de uma marca personalizada para a festa e aplicá-la em itens-chave como o convite, as lembranças, usar as mesmas cores na decoração. Quem não gosta de logos personalizados pode apostar em cores ou padronagens. Fica ótimo escolher um tecido e com ele forrar caixinhas e sousplats. Também fica uma graça eleger uma cor e usá-la em vários tons diferentes. A Brides alerta: criatividade significa inovar e fazer algo diferente, não sair carimbando tudo com uma mesma marca.

Se me permitem dar uma opinião sobre a matéria, confesso que entendo o ponto de vista da Brides. Eu, logo que comecei a preparação do meu casamento, tinha a ideia de que tudo precisaria ter uma marca. Eu ainda acho que fica bonito, que é um mimo extra e que talvez aqui no Brasil a gente não tenha enjoado tanto da prática, mas concordo que é preciso buscar outras formas de ser criativo do que sair personalizando tudo.

E vocês, noivos, o que acham?

Não vejo necessidade de "rotular" tudo (garrafas d'água, coisinhas do toilette, guardanapos… Mas manter a identidade do convite, com o cardápio, lembrancinhas, isso acho bacana. Assim como fazer uma combinação de cores.
Mas… cada um com seu gosto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Espero que volte sempre!